quinta-feira, 29 de maio de 2014

   Recursos e Estrategias em Baixa Tecnologia
          que podem apoiar o aluno com TEA


      De acordo com estudiosos e pesquisadores, a comunicação humana é uma das práticas culturais mais significantes e fundamentais dos seres humanos.  Segundo a visão sócio-histórica o desenvolvimento é um processo social que se desenvolve ao longo da vida e por meio do qual o sistema de símbolos é adquirido em um longo processo ontológico de aprendizagem cultural.

        Para TOMASELLO, 2003, as formas mais comuns de comunicação são a oral e a escrita, mas o processo comunicacional inclui também gestos e expressões corporais e também envolve aspectos relativos à intersubjetividade como a reciprocidade e as crenças dos sujeitos em interação.

      Déficits no desenvolvimento da linguagem acarretam déficits em outras áreas do desenvolvimento como cognitivo, emocional e social. Para estas pessoas, sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa podem ser recursos importantes na promoção de seu desenvolvimento.
Para Vygotsky, 1998, no desenvolvimento humano, a linguagem tem um papel de essencial, pois, se constitui um elemento critico tanto para a aquisição de sistemas simbólicos, como a escrita, leitura e a matemática, quanto para desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e o pensamento .

     É notório que, as criança com TEA, apresenta especificidade nas áreas da comunicação/linguagem, do comportamento e dos interesses sociais. Com isso necessitam de estratégias que favoreçam na aquisição de habilidades e competências, e, o ambiente escolar deve estar atento a essas necessidades, com o proposito de proporcionar à estes, um bom desempenho nas diversas áreas do conhecimento.

       A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma das áreas das Tecnologias Assistivas (TA), que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e escrever. E, tem como objetivo tornar o sujeito com distúrbio de comunicação o mais independente e competente possível em suas situações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades de interação com os outros, na escola e na comunidade em geral. (SCHIRMER, 2004, p. 46).

      Segundo TETZCHNER e MARTINSEN (1992, p. 23), A CAA, destina-se a sujeitos de todas as idades, que não possui fala e ou escrita funcional devido disfunções variadas como, por exemplo: paralisia cerebral, deficiência mental, autismo, acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, traumatismo raquiomedular, doenças neuromotoras (como por exemplo, à esclerose lateral amiotrófica), apraxia oral e outros.

     A Comunicação Aumentativa e Alternativa é o uso integrado de todos os recursos de comunicação que são organizados de forma personalizada. Por isso é chamado de Sistema Multimodal ou seja utiliza e valoriza todas formas expressivas do usuário, como os gestos, expressão facial, olhar, vocalização, apontar, entre outras possibilidades.
Em seguida analisaremos alguns métodos e estratégias de recursos de baixa tecnologia que favorecerão no ensino/aprendizagem de alunos com TEA, e consequentemente outros público-alvo como foi dito posteriormente. 

   A atenção nesse momento é o aluno com Transtorno do Espectro Autista, portanto, pensaremos então,  em tecnologias que estimularão áreas do desenvolvimento humano como: cognitiva, linguagem/comunicação, socialização e motricidade ampla e fina, que são respectivamente de  maiores necessidades.

     Esses recursos poderão ser utilizados por alunos a partir de 03 anos de idade, considerando a maturidade cronológica, grau de interesses e o nível de conhecimento de cada educando, que por sua vez são relativos. Estes devem estar presente na sala de recursos, na sala comum, na biblioteca, em laboratórios, seja de informática ou das ciências, e em ambientes poliesportivo. 
      Porém, é aconselhável e indispensável  a  utilização desses recursos , e devem perpassar desde o ambiente escolar à atividades de vida autônoma.


           EXEMPLOS DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO


                                 Descrição das imagens:
    1. Essa prancha de comunicação possui dezoito símbolos gráficos. As mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias social (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).

                   Atividades escolares e extraclasse:


                                       Descrição das imagens:
    2. Essa prancha é útil para o aluno aprender conceitos de organização doméstica, higiene pessoal, atividade extra classe. Podendo ser trabalhada tanto no ambiente escolar quanto nas atividades de casa.
                     Atividades escolares:


                                   Descrição das imagens:

       3. Três atividades foram construídas para que o usuário da CAA                 possa responder questões apontando os símbolos gráficos PCS. A             primeira pede para apontar os animais; a segunda para apontar os             vegetais e a terceira para apontar os minerais.

      Abaixo de cada questão visualiza-se uma série de símbolos gráficos           com Imagens representativas dos três reinos da natureza.




                                       Descrição das imagens:

4. Uma atividade de matemática com o tema sobre "igual" e "diferente" foi construída com o Boardmaker.
Utilizando a "escrita com símbolos" com a pergunta: Qual é o igual? Visualiza-se então o símbolo de uma boneca. Abaixo estão três opções de símbolos: "carro", "boneca" e "sorvete". O aluno deverá apontar a resposta correta.
Logo abaixo está a outra pergunta sobre "qual é o diferente?" e visualiza-se o símbolo da "borboleta". Abaixo duas opções de resposta: "vaca" e "borboleta".


 Pranchas temáticas para interpretação de livros e conteúdos:



                                         Descrição da imagem:

5. Um livro de história, que fala sobre temas de ecologia, está acompanhado de uma prancha temática, com a qual o usuário da CAA poderá apontar ações positivas e negativas relativa à preservação do meio ambiente.


Referências:

BEZ, M. R. Comunicação Aumentativa e Alternativa para sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de Ações Mediadoras. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. Porto Alegre, 2010.
TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Miranda, L. C. e Gomes, I. C. D. Contribuições da Comunicação alternativa de baixa tecnologia em paralisia cerebral sem comunicação oral: relato de caso. Revista CEFAC, 6 (3), 2004, 247-52.
Deficiência Física/Carolina R. Schirmer...(et al.). - São Paulo:
MEC/SEESP, 2007.
130P. - (Atendimento Educacional Especializado)

3 comentários:

  1. Olá colega! Saudade de vc...td bm contigo? Vc foi fundo com CAA heim! Eu não me aprofundei tanto assim não, mas, gostei de ter visto o seu empenho, parabénsssss

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  2. Gostaria de deixar registra que achei bem interessante seu post no qual se refere aos Recursos e Estrategias em Baixa Tecnologia que podem apoiar o aluno com TEA, sempre eh bom realizar diversas metodologias para que o nosso aluno venha adquiri mais conhecimento. Parabéns!

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  3. Parabéns Mariene, gostei muito do material postado, essas pranchas de comunicação é um ótimo material para ser trabalhado com alunos com TEA.

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